Sacramentos

Resultado de imagem para eucharist and baptism


SACRAMENTOS


Os Sacramentos são sinais materiais que nos comunicam a graça sanificante e espiritual, ou seja, invisível, transmitida por Nosso Senhor Jesus Cristo à sua Igreja. 

Na Igreja Anglicana, há apenas dois sacramentos, Batismo e Eucaristia, por duas razões: 
  1. Porque o próprio Senhor Jesus Cristo ministrou-os;
  2. Porque o Batismo e a Eucaristia são os dois únicos sacramentos necessários à nossa salvação.



O Batismo serve para tornar as pessoas cristãs ou seguidoras da doutrina de Cristo, e na Igreja Anglicana considera como aceito os batismos feitos por aspersão ou imersão. Não há limite de idade para receber o Batismo e todas as pessoas já batizadas são bem vidas, possuindo o direito de participar da Santa Eucaristia e receber a Comunhão (não importando a idade). Para nós não há impedimento algum com relação à "Mães Solteiras" (como dizem) e divorciadas pois entendemos que devemos cumprir o que Jesus ensina no Evangelho de Mateus, cap. 28, v. 19: "Portanto, ide e fazei com que todos os povos da terra se tornem discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" (Mateus 28:19).


EUCARISTIA ou COMUNHÃO

É o ponto central de todo o rito cristão, é o momento em que recebemos o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo durante as celebrações ou quando solicitada por algum membro da igreja. Somente um sacerdote no grau de presbítero (padre anglicano) devidamente autorizado e legitimado pela sucessão apostólica pode consagrar as espécies do Pão e do Vinho. Nós acreditamos verdadeiramente que sob as espécies da hóstia e do vinho consagrados, há a presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo, porém, não procuramos explicar dogmaticamente como se dá esse profundo e Santo mistério.

IMPORTANTE: Após o Batismo, como dissemos, pode-se receber a comunhão. Na Igreja Anglicana há o curso preparatório para receber a comunhão (ou como dizem, a "primeira comunhão"), porém, nossa Catequese tem uma visão diferente, ela não serve para "autorizar" as pessoas a receberem a comunhão, uma vez que o Batismo já confere aos neo-batizados o direito de recebe-la, mas, a catequese serve para trazer o entendimento racional sobre a vida de Nosso Senhor Jesus Cristo, sua mensagem de Amor, sua promessa de salvação e o que a comunhão realmente significa.