Ritos Sacramentais

RITOS SACRAMENTAIS



Os Cinco ritos sacramentais são aqueles que também no comunicam a graça santificante de Nosso Senhor Jesus Cristo, porém, não são necessários à nossa salvação.

CRISMA ou CONFIRMAÇÃO

É o rito sacramental que apenas um bispo pode ministrar e significa a confirmação da fé, por isso, para receber o Crisma, deve-se ter mais que quinze anos de idade e deve receber uma instrução catequética prévia do que a Igreja de Cristo representa e deve representar em nossas vidas, reconhecendo sincera e racionalmente que há apenas um mediador entre Deus e o Homem, Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Para o rito do Crisma é utilizado o Óleo do Santo Crisma que é consagrado todos os anos pelo bispo, na quinta-feira Santa, na Missa dos Santos Óleos, nesta ocasião são consagrados os três óleos utilizados no sacramentário anglicano: Óleo do Santo Crisma, Óleo dos Catecúmenos e Óleo dos Enfermos.


PENITÊNCIA ou CONFISSÃO

Conhecido como Penitência, Confissão, Absolvição e Reconciliação, é o rito sacramental ministrado por um sacerdote no grau de presbítero (Padre Anglicano), durante as celebrações (Missas ou Culto) de maneira coletiva e introspectiva, ou ministrado individualmente, concedendo o perdão de Deus para os pecados daqueles que se arrependem profundamente de suas faltas e possui o desejo de reformar-se interiormente, e seguir uma vida nova na presença de Jesus Cristo.


UNÇÃO DOS ENFERMOS e BÊNÇÃO DA SAÚDE

É a imposição das mãos do sacerdote a todos aqueles que sentem a necessidade de obter a benção de Deus para renovar suas forças Físicas, Emocionais, Mentais e Espirituais. De acordo com a convicção pessoal de cada sacerdote, é permitido utilizar o Óleo dos Enfermos.


ORDEM

É o rito sacramental, apenas ministrado pelo bispo, que eleva o Ministro Leigo ao grau de Ministro Ordenado, conforme a tradição Anglicana, há três graus de ordenação: Diácono, Presbítero (padre Anglicano) e Epíscopo (Bispo). Há correntes de pensamento anglicano que defendem que um ministério independe do outro, e correntes de pensamento que defendem uma hierarquia eclesiástica, devendo passar pelas três ordens. As ordens possuem um caráter indelével e são abertas a homens e mulheres solteiros ou casados. Na Igreja Anglicana não se obriga o celibato ou o casamento de um sacerdote, cada um é respeitado à vocação a qual foi chamado.


MATRIMÔNIO ou CASAMENTO - Clique para saber mais

Desde que um dos nubentes seja batizado, o casamento pode ser celebrado de acordo com as leis do país. É a união de duas pessoas que se amam e desejam receber a bênção de Deus e da Igreja. Para nós não há impedimento se um casal é legalmente divorciado ou solteiro, bastando cumprir as normas da Lei e da Igreja. Também celebramos casamentos nos Templos Anglicanos ou em Espaços, Buffets, Sítios, Fazendas, Residências, Hotéis, Praias, Campos, em outros Templos que permitirem nossa presença, e em todo o lugar onde, com respeito, reverência e fé, necessitarem da nossa presença.