O Reverendo

BIOGRAFIA – ANDRÉ LUIZ DOS SANTOS FIRMINO


André Luiz dos Santos Firmino, ou Reverendo André Firmino, nascido no bairro de Americanópolis, região periférica da zona sul de São Paulo, aos 24 de novembro de 1987, de família religiosa ligada profundamente à Ordem de São João da Mata.

Foi batizado na Capela Menino Jesus, pelas mãos do Remvo Padre Adivacy Silva Ribeiro, pároco da igreja e presidente da Ordem de São João da Mata, em 25 de dezembro de 1987.

Os pais de André, Sônia e Dirceu, casaram-se na Capela Menino Jesus em 25 de junho de 1988, 7 meses após o seu nascimento.

Por dificuldades financeiras, foram morar um período dos anos 90 na cidade de Araçatuba, onde sua avó paterna residia. Após um tempo no interior de São Paulo, seus pais descobriram que André estava doente e precisava fazer alguns exames que somente poderiam ser feitos em São Paulo e por isso tiveram que voltar. Sua nova morada era uma pequena e deteriorada edícula de fundo no bairro do Jardim São Luis, região periférica de São Paulo nas proximidades de Jardim Ângela, Capão Redondo e Parque Santo Antônio.

Sua infância e adolescência foi marcada por muitas dificuldades, pois desde muito cedo precisava ajudar sua família a construir a própria casa, e assim, seus momentos extraescolares eram carregando pedras, latas de areia, cimento, cal e blocos junto com seus pais e irmãos. A família, obteve ajuda de muitas pessoas, pois enfrentava grandes dificuldades financeiras, obrigando-os a juntar latinhas de alumínio pelos córregos e esgotos do Parque Otelo, Jardim Letícia e Jardim São Luis, para venderem no ferro velho e, assim, comprarem alimentos. Alguns amigos e familiares se juntavam para ajudá-los com cestas básicas e principalmente material escolar. Quando era bem pequenino, chegou a precisar usar tênis e mochila encontrados nos lixos do bairro.

Aos 6 anos de idade, já escrevendo, lendo e realizando operações matemáticas simples de adição e subtração, ingressou na EMEF “Bel” Mário Moura e Albuquerque, realizando seus estudos da 1ª à 8ª série.

Paralelamente aos estudos de ensino Fundamental, prestou o vestibular do Centro Educacional e Assistencial de Pedreira, localizado no bairro periférico do Jardim Selma, com a pretensão de estudar gratuitamente. Como o CEAP é uma instituição ligada à Opus Dei (uma prelazia da Igreja Católica e Apostólica Romana), além de concluir os cursos de Auxiliar de Informática (2001), Informática Industrial Básica (2002) e Técnico em Administração (2006), pôde conhecer um pouco da doutrina Católica Romana por meio das aulas de Relações Humanas, Formação Religiosa e pela preparação que recebera para o Batismo, Crisma e Primeira Comunhão na Igreja Romana.

Sua vida era preenchida de modo a lutar contra sua realidade, para que em um futuro, pudesse obter melhores condições. Desta maneira, com apenas 12 anos, estudava na Escola Pública no período matutino e na escola profissionalizante no período vespertino. Seus trabalhos e lições de casa eram feitos no período noturno, não deixando de fazer suas orações costumeiras. Sábados, no período matutino, ajudava no catecismo da Capela Menino Jesus, ora lecionando, ora cantando e tocando violão, e no período vespertino, passava trabalhando com a família. Aos domingos, dedicava-se completa e voluntariamente aos trabalhos da Capela Menino Jesus, começando as 8hs para arrumar o altar para a missa das 9hs, e trabalhando em todas as outras funções que a igreja necessitasse, batizados à partir das  11hs, ensaios do coral as 16h30, celebração da missa às 18hs.

O Padre Ribeiro, que o batizou, ao perceber sua vocação, começou a instruí-lo nas questões eclesiásticas apresentando-lhe livros e conteúdos para pesquisa, e assim foi seu primeiro contato com Liturgia, Exegese bíblica, Hermenêutica, Latim, Ecumenismo e Inter-religiosidade, Canto Gregoriano e demais matérias, obtendo uma formação autodidática e orientada. Com 18 anos de idade, após sua ordenação diaconal pela Ordem de São João da Mata, através das mãos do bispo Dom José Augusto Navarro Garcia Manzano (Sagrado Bispo por Dom Antônio Alves da Silva – ICAMO – Igreja Católica e Apostólica Militante Ortodoxa).

Em 2007, iniciou uma missão religiosa na cidade de Caieiras - SP, onde batizou, gratuitamente, mais de 35 crianças carentes. No dia 20 de abril de 2008, Pelas mãos de Dom Carlos Jorge José Pierri, recebeu a ordenação sacerdotal no grau de presbítero.

Após tornar-se sacerdote da Congregação Missionária de São João Batista, conhece a ORDO SUPREMUS MILITARIS TEMPLI HYEROSSOLIMITANI – Ordem dos Cavaleiros templários, e é investido Cavaleiro Templário pelas mãos de seu prior Vincent Zubras e Jobelino Vitoriano Locateli.

Em dezembro de 2009, conclui o curso livre de Bacharel em Teologia pela FAES – Faculdade Avançada de Ensino Superior, e em maio de 2011, conclui o curso de Psicanalista Clínico pela mesma instituição.

Em 2010, volta à comunidade da Capela Menino Jesus – Ordem de São João da Mata, e é recebido pelo Padre Ribeiro como membro pleno da Ordem, e por isso, dedicava-se tanto nos assuntos da igreja, como lecionava música, voluntariamente, para as crianças da creche mantida pela ordem, denominada, Escolinha Menino Jesus. Seus trabalhos pastorais foram muito promissores, e no próprio ano de 2010, teve a oportunidade de celebrar muitos casamentos, entre eles, o casamento da Sheila Mello com o Xuxa (24/06/2010) onde pela primeira vez apareceu na Revista CARAS, e o casamento da Mariana Borges, irmã do nadador Gustavo Borges, com o empresário Orlando (05/11/2010), sendo matéria de um dos mais renomados site de casamento: Casamenteiras.

Em 2012, casado com a Sra. Eliene, teve a bênção divina de ter um filho, Dimitri. O nascimento do Dimitri foi o que mais motivou-o a continuar propagando o amor e a mensagem do evangelho. Porém, em agosto de 2012, Padre Ribeiro falece, e a tristeza de perder um pai espiritual e amigo atingiu o seu coração, mas como havia a difícil missão de iniciar um projeto de reforma na igreja, passou a se dedicar mais e mais à celebração de casamentos, batizados e eventos para angariar fundos à paróquia. Nesse processo, conheceu o Sr. Reverendo Aldo Pereira Quintão, da Catedral Anglicana de São Paulo, que o apresentou à Igreja Anglicana. Após muita negociação, entendimentos e desentendimentos, a Sra. Rosana, filha biológica do Padre Ribeiro, achou por bem extinguir a Ordem de São João da Mata e passar os bens para a Catedral Anglicana de São Paulo.

O Sr. Reverendo Aldo Quintão fez uma proposta de acolhê-lo na Catedral Anglicana de São Paulo na condição de Ministro Leigo, porém, pela trajetória religiosa, com poderes para celebrar casamentos e batizados. Enquanto isso, foi também Encarregado de Serviços Gerais na Catedral Anglicana de São Paulo com a finalidade de financiar seus estudos para que futuramente se tornasse reverendo no grau de presbítero, ou seja, padre anglicano.

Seu sonho sempre foi o de cursar uma universidade, assim, aceitou a proposta. Da condição de pároco, passou a trabalhar na Catedral (07/2014) lavando banheiros, limpando bancos, varrendo o pátio, recebendo, armazenando e entregando alimentos às creches anglicanas e sempre na fé de que dias melhores viriam! 

Com as dificuldades da vida ministerial, e passando a ganhar um salário menor na vida secular, sentiu que essas mudanças abalaram o lar culminando em um pedido de divórcio por parte de sua esposa. Sempre em oração, buscou diversas maneiras de reconciliação, porém não houve entendimentos e com muito pesar, deixou o lar sem levar nada, para que a ex-esposa e filho pudessem ter uma vida digna e relativamente tranqüila.

Caritativa e gentilmente, Dom Glauco Soares de Lima, bispo da Catedral Anglicana de São Paulo, por durante 4 anos ininterruptos, passou a ministrar aulas particulares de Teologia Anglicana e Bíblica.

Após sua migração da Ordem Católica Militante de São João da Mata para a Igreja Anglicana, continuou realizando aconselhamentos pastorais, visitas às casas de repouso, UTI's, batizados, funerais, e diversos casamentos que,  com a graça de Deus,  obtiveram grande reconhecimento pelos principais profissionais da área de Casamentos, Sites, Blogs, Revistas, Canais de TV, e alguns casais da mídia como o Casamento da Ana Carolina Favano e Leandro Rocha, o Gee guitarrista do NX Zero; Bruno e Thais, produtores da TV Record; Dani e Rafael, percussionista e vocalista do Grupo Jeito Moleque;  Bruna Bertoco e Matheus Minas, da dupla sertaneja MM&L - Matheus Minas e Leandro; Felipe e Renata, produtora musical da dupla sertaneja Simone e Simaria; Poliana e Robson Jassa; Pedro e Stephanie, filha do jogador de basquete Oscar Schimidt; Jackeline Petkovic e Bruno Araújo (02/02/2022).

Em janeiro de 2017, André recebe a ordenação diaconal na cidade de Jundiaí – SP, pelas mãos dos Reverendíssimos Bispos Dom Roger Douglas Bird e Dom Glauco Soares de Lima (que mesmo com sua dificuldade de locomoção e saúde, fez questão de sair de São Paulo e estar presente para realizar o sermão em sua ordenação), passando ao título de Reverendo Diácono André Firmino. 

Em 2017, estagiou na CEI Renata Eugênia Rodrigues, creche Anglicana do Paraisópolis mantida pela Catedral Anglicana de São Paulo – desenvolvendo habilidades no ensino infantil, e na EMEF MAURO FACCIO GONÇALVES – ZACARIAS, adquirindo habilidades pedagógicas do ensino fundamental.

Concomitantemente à sua vida acadêmica pelos estudos da pedagogia e teologia, trabalho, teologia anglicana, casamentos e batizados, entre outras funções ministeriais, foi convidado pelo Reverendo Aldo Quintão à ministrar aulas religiosas na Catequese Anglicana e na Escolinha Dominical (SudaySchool).

Com sua experiência, passou a aconselhar pastoralmente muitas pessoas com conflitos familiares, afetivos, crises existenciais, depressão, síndrome do pânico e transtorno de ansiedade, e percebeu que Deus tem um propósito para cada coisa! E passou a utilizar a sua vida como testemunho da presença de Deus em cada dificuldade enfrentada, aumentando assim sua quantidade de amigos e parceiros de ministério.

Em dezembro de 2017, com excelentes notas, conclui o curso de graduação em Pedagogia pela UNISA – Universidade de Santo Amaro.

Em agosto de 2018, forma-se Bacharel em Teologia pela UMESP – Universidade Metodista.

Em agosto de 2018, recebeu das mãos de Dom Roger Douglas Bird a ordenação no grau de presbítero, ou seja, torna-se reverendo padre anglicano e em missão muda-se para o Sul de Minas Gerais, mais precisamente em Poços de Caldas e Machado – MG, onde, atuou e atua prestando assistência religiosa e social à muitas famílias em estado de vulnerabilidade. 

No auge da pandemia, por intermédio de amigos e casais os quais ele celebrou o matrimônio, conseguiu trazer de São Paulo um caminhão com quatrocentas (400) cestas básicas que foram destinadas a diversas instituições de saúde e famílias carentes e que em razão da pandemia perderam seu trabalho.

Em 2021, teve a honra de trabalhar na função de Gerente Administrativo da Câmara Municipal de Machado, onde pode aprender um pouco sobre administração pública e trabalhando para auxiliar servidores e vereadores. Nesta oportunidade de trabalhar na casa legislativa de Machado, teve a imensa alegria de adquirir sólidas e sinceras amizades.

Em 2022, Reverendo André Firmino inaugurou as Capelas Anglicanas Sagrada Família de Poços de Caldas e Machado – MG (31/07/2022). No dia 16 de outubro de 2022, será acolhido pelo Bispo Eduardo Grillo da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil - IEAB (Diocese do Rio de Janeiro), como membro da Igreja e, por uma condição especial, estará habilitado a celebrar todos os Sacramentos e Ritos Sacramentais em nome da IEAB até o seu pleno reconhecimento de ordens. 

A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil é a única Igreja Anglicana pertencente à Anglican Communion (Comunhão Anglicana) no Brasil em unicidade com o Arcebispo da Cantuária Justin Welby e demais bispos da Comunhão espalhados em 165 países pelo mundo. É também uma Igreja inclusiva que dialoga e bem convive com católicos e protestantes por meio do real ecumenismo, onde podemos contemplar esse fraterno convívio em documentos oficiais no site do Vaticano e do CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, onde há documentos de reconhecimento mútuo do sacramento do batismo, por exemplo ( https://www.conic.org.br/portal/files/Batismo.pdf ).

Em sua via acadêmica, cursa prós graduação em Ensino Religioso na Faculdade Cruzeiro do Sul (UniFran de Machado) com previsão de término ainda neste ano letivo, onde pretende iniciar um trabalho de ensino religioso nas escolas para ensinar aos jovens o respeito entre as religiões e a grandeza do amor de Deus que só é capaz de sentir àqueles que buscam a paz, o diálogo e auxilio dos mais necessitados.